domingo, 26 de setembro de 2010

Com (ou por que) a Matemática nos torna pessoas melhores?

Esta é uma pergunta que já me fiz várias vezes, e de vez em quando torno a repetí-la.

Na verdade, considero que esta é uma variação mais interessante da pergunta que ouço constantemente: "Por que eu preciso estudar Matemática?" (É a pergunta que meus alunos, além de conhecidos, quando ficam sabendo da minha profissão, sempre me fazem.)

Eu não gosto da forma como me fazem a pergunta, pois costuma ter um caráter utilitarista e não me atrai este tipo de preocupação. Ainda assim, sempre tentei responder a este tipo de pergunta contando sobre as várias aplicações da Matemática nas ciências, no cotidiano de uma pessoa comum, na natureza, etc. Inclusive, nestas ocasiões, sempre repasso a história contada por Caraça (autor de livro indicado na minha primeira postagem) sobre a relação entre o conhecimento matemático dividido por uma sociedade e o seu grau de evolução. Na realidade, é tão fácil encontrar situações onde a Matemática aparece como útil que hoje em dia só respondo o seguinte: Me diga onde a Matemática não pode ser aplicada.

Encontrar situações onde a Matemática é útil é a coisa mais fácil do mundo. Logo, por que estudar Matemática me parece uma pergunta ultrapassada. Ainda assim, tenho certeza que exemplos de aplicação da Matemática não convencem as pessoas de que é importante estudar Matemática.

Voltando à minha primeira pergunta, me parece que sua reposta pode ser mais interessante. Será que, se eu estudar Matemática, vou me tornar uma pessoa com mais competências, com habilidades extras? Como isto vai acontecer?

No meu caso, por exemplo, a resposta é fácil. Quanto mais Matemática souber, melhor profissional serei, pois trabalho diretamente com este conhecimento. Neste caso, terei melhores ofertas de trabalho e terei mais dinheiro e mais qualidade de vida. A situação não é muito diferente para outros tipos de profissionais como engenheiros, físicos, economistas, contadores, etc. Mesmo assim, já me peguei perguntando se eu, no meu caso particular, me tornei uma pessoa melhor através do meu conhecimento matemático adquirido.

Eu acredito que este é o caso, sim. Acredito que ter uma boa formação matemática faz tão bem para uma pessoa quanto faz bem ter sido bem alfabetizado, praticar um esporte ou conhecer um pouco de arte. Vou dar um pequeno exemplo de uma situação onde acabei usando meus conhecimento de Matemática.

Certa vez, estávamos eu e minha esposa com nossa primeira filha, na época com menos de 1 ano de idade, na casa de um casal de amigos. Era um dia quente e estávamos na piscina. Quando foi de tarde, o sol já não batia na casa e a temperatura estava bem amena, mas ainda relativamente quente. Mas, estava preocupado com o fato da nossa filha estar na piscina por tanto tempo, eu achava que ela podia estar sentindo frio. Falei com minha esposa que achava que nossa filha devia sair da piscina, mas ela não me deu bola e nossos amigos ficaram zombando de mim, dizendo que estava sendo um pai exageradamente protetor. Depois de um tempo sendo ridicularizado por todos (estávamos descontraídos e brincando), resolvi atacar e expliquei o que estava acontecendo.

É neste momento desta minha história que entra aquela questão sobre quem sente mais frio, o pai ou o filho. Eu expliquei para o pessoal que quando um corpo aumenta, digamos, duas vezes, o seu volume aumenta oito vezes, enquanto sua superfície aumenta só quatro vezes (o aumeto do volume é proporcional ao cubo de suas dimenões, enquanto a área é proporcional ao quadrado). Assim, proporcionalmente, quanto maior o corpo, menor é a área de troca de calor, ou seja, menor é a perda de calor. Logo, numa criança, em condições iguais a de um adulto, a sensação de frio é muito maior. Ou seja, provei para a turma, matematicamente, que eles não podiam se basear na sensação deles de calor e que minha preocupação com minha filha procedia. E provei também que eles não podiam discutir com alguém como eu, de formação fora do comum (esta fala foi de alguém dando o troco na brincadeira).

Um comentário:

  1. Cara, esta sua explicação deve ter deixado todos embabacados. É, realmente o estudo faz toda diferença, no caso os conhecimentos físicos e matemáticos. Grande Doutor, melhore nossas vidas...

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