segunda-feira, 5 de março de 2012

Geometria Comparativa

Uma boa estratégia para se tirar maior proveito de um estudo da Geometria Euclidiana é estudar outro tipo de Geometria ao mesmo tempo. Por exemplo, o educador Húngaro, Istvan Lenart, é conhecido por defender o estudo comparativo entre a Geometria esférica e a Geometria Plana. Quer ver um exemplo de como o estudo comparativo pode ser importante? Se uma pessoa aprende sobre a noção de ângulo somente pela Geometria Euclidiana, ela talvez não sinta a necessidade de formalizar este conceito, pois um ângulo é algo que se parece com um ângulo (assim pode pensar um estudante). Este é só um exemplo do trabalho de Lenart. Se o visitante quiser saber mais sobre o assunto pode consultar, para começar, http://www.mav.vic.edu.au/files/conferences/2009/21Lenart.pdf.

Veja no link a seguir algumas atividades que orientam a explorar a Geometria Esférica. Para realizá-las você precisa do seguinte material: esfera de isopor, elásticos, alfinetes e linha.
 
https://docs.google.com/file/d/0Bx2OtiyyY20SMlhMOHM2TW1ROG1STmNnalU3b3pXdw/edit.


O visitante também encontra um bom estudo sobre a Geometria Esférica na tese de Maria Lúcia Torelli Doria de Andrade, com versão eletrônica situada em

http://www.pucsp.br/pos/edmat/ma/dissertacao/maria_lucia_torelli.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário